sábado, 26 de julho de 2014

Saúde das mãos: Por quê devo hidratar as cutículas?

Hoje vou falar pra vocês e pra mim. Há muito tempo tenho vontade de abandonar o alicate e os consequentes "bifes", que vez ou outra fazem machucadinhos nos meus dedos. E essa semana resolvi perder um tempo e, já que não tenho a experiência pra passar (ainda), fiz uma "pesquisa de campo". O que vou escrever, ainda não é experiência própria, mas são as dicas que eu achei mais sensatas e que me convenceram a tentar a partir de agora.
 
Mãos bonitas, quem não as quer? E se você nunca teve a menor prática com um alicate na mão, a hora é agora! E o post de hoje serve pros machos de plantão também. Nada de nhé nhé nhé. Acompanhe aí!


Se suas unhas estão assim, parecidas com a foto aí de cima, não tem jeito. Não adianta ficar "arrancando pelinha". Principalmente nesta época do ano, mais fria, as cutículas ficam secas, criando feridinhas. A solução é uma só: hidratação!
Hidratação também é a chave do sucesso para quem quer abandonar de vez os alicates de unha. Chega de cortar as cutículas... vamos tratá-las.
 
O tecido que compõe as unhas é formado por células que morrem debaixo da pele dos dedos e são empurradas para fora por outras células que vão sendo produzidas na matriz. Ou seja, a unha é sim um tecido morto, e que não para de crescer. Em média, elas crescem cerca de 3mm por mês nas mãos e 1mm nos pés.
Bom, resumo da ópera: células mortas não absorvem nutrientes, então, preocupe-se com a matriz. Não adianta ficar deixando as unhas - propriamente ditas - "de molho" em substâncias milagrosas. Nem tampouco acredite em bases que prometem milagres. As bases protegem as unhas da pigmentação dos esmaltes, e, algumas ajudam a camuflar as imperfeições. Só. Tem gente que anda colocando alho, cravo, formol, pézinho de arruda e água benta na base... tudo folclore.
 
A deficiência de vitaminas no organismo também é um fator que influencia muito na saúde das unhas. Quando elas começam a ficar fracas, escamosas, quebradiças, pode procurar um especialista. Provavelmente existe a necessidade de se suplementar algumas vitaminas, o que pode ser diagnosticado num exame de sangue específico.
 

 

O cuidado com as cutículas

 
As cutículas são a proteção de nossas unhas. E como sua função é proteger, ela o faz se estiver ali; e se você a corta... cadê? Ela deixa de existir e, portanto, deixa de cumprir com sua função. Fácil de entender né?
Segundo relatos unânimes de quem  já conseguiu a proeza de parar de cortar as cutículas, o início promete ser bem complicado. Primeiro, ela (a cutícula) precisa entender que você a está deixando em paz. Então ela vai crescer até seu limite, sem te atrapalhar. Mas aí vão algumas dicas pra quem quer aderir ao projeto "mãos saudáveis, cutículas hidratadas":
 
1) Se você utiliza esmalte, tire-o completamente e lave bem as mãos; para este passo, o uso de um esfoliante ajuda também;
 
2) Passe um pouco de creme hidratante contornando as unhas e mergulhe-as num potinho com água morna;
 
3) Com uma espátula, faça o contorno da unha, delicadamente, como se estivesse colocando a cutícula no lugar dela. Aí, ficam em evidência os excessos de pele morta;
 
4) Tire o excesso de creme e seque o dedo com uma toalhinha;
 
5) Observe as regiões onde há "pelinha sobrando", e com um alicate, corte-as superficialmente. Por favor, só as que estejam soltinhas, pra cima, ok? Nada de cavar buracos!
 
6) Pra finalizar, lixe as unhas e aplique um hidratante para mãos.
 
 
É assim que vamos começar a abandonar os alicates! No começo, principalmente, a hidratação precisa ser contínua e intensa, e a pele vai crescer entendendo que não há nada errado. Certamente, em quem tem o hábito de cortar as cutículas, elas vão nascer bem grossas e feias, mas é preciso paciência. Com o tempo, repetindo-se os passos acima, elas começam a ficar mais finas e muito discretas.

Tem aqui um vídeo muito legal, feito pela Melissa do Beauty by Melissa, pra você que quer aprender a preparar suas unhas:

 
Tenho no meu trabalho um hidratante de mãos que tenho usado todos os dias. Passo em volta das unhas e deixo o dia todo, reaplicando pelo menos duas vezes. Há quem prefira o procedimento durante a noite, e que utilize a famosa Bepantol ao invés de hidratantes. Ainda vou fazer o teste.
 
Também estou começando a minha caminhada rumo às mãos saudáveis. Meu primeiro passo foi deixar as unhas crescerem. O segundo, será cuidar da matriz. Vem comigo?

Escreva seu comentário, deixe dicas e me conte sua experiência!


2 comentários:

  1. Eu não consigo mais parar de tirar cutículas hahaha Mas tô tentando isso aí nas unhas do Fellipe hahaha Ele tá querendo parar de roer e tô fazendo pra ele toda semana pra ver se ajuda rs

    ResponderExcluir
  2. ESTOU FELIZ POIS PAREI DE TIRAR E CUTUCAR E CAVAR AS CUTICULAS. ERA UM HÁBITO RUIM. HOJE, APENAS HIDRATO. NÃO PERCO TEMPO, NEM ME MACHUCO, NEM VOU A MANICURE, NEM GASTO MUITO DINHEIRO, OU SEJA; FIZ UM BOM NEGÓCIO!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Esta é a central de relacionamento do Esmaltenadas.com :)